quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Questão 68 (UFRGS/2012)


Resposta: B

Esta questão mostra principalmente as diferenciações espaciais do Brasil no quesito desenvolvimento.

Primeiramente, nós já abordamos na primeira questão que desenvolvimento não se restringe à riqueza material de um determinado território administrativo (município, estado, país ou até mesmo regiões administrativas). Desenvolvimento depende sim da capacidade que esta riqueza tem em proporcionar uma vida digna, confortável e ambientalmente sustentável à população e ao ambiente em geral.

Em segundo lugar, precisamos ter em mente que o processo de evolução do capitalismo brasileiro gerou enormes disparidades regionais e intra-regionais. Sabemos que o desenvolvimento industrial concentrou-se fundamentalmente na região Sudeste, fundamentalmente no eixo Rio-São Paulo e arredores. Alguns pontos integrados da região Sul e a cidades litorâneas do Nordeste também possuem determinado nível de industrialização.

Sabemos que a região Nordeste, desde os tempos coloniais apresenta uma série de problemas sociais não resolvidos. A elevada concentração de renda, derivada dos baixos salários e da concentração de terras, tende a gerar enormes contingentes de pobreza e tudo que dela deriva: elevas taxas de mortalidade infantil, analfabetismo, etc. Não é à toa, por exemplo, que a maior incidência de famílias (em termos percentuais) que necessitam de programas emergenciais assistencialistas (como o Bolsa Família, por exemplo) está nos estados do Nordeste.




Então, o estado D é provavelmente da região Nordeste. E deve ser um estado de pequenas dimensões já que a população é de apenas 3 milhões de habitantes.

OBS: o fato de a sua população ser pequena não significa que o tamanho territorial do estado também é pequena. Mas como a região nordeste possui uma ocupação que remota ao século XVI ela possui elevadas densidades demográficas principalmente na sua região de faixa litorânea, o que nos faz crer que um estado que possui somente 3 milhões de habitantes tenha tamanho territorial reduzido.

Devemos também nos ater ao fato do número absoluto de população já que todos os demais estados apresentam os demais dados similares. O estado mais populoso do Brasil é São Paulo, com mais de 40 milhões de habitantes. O que nos faz crer que São Paulo é letra B. Logo, o estado nordestino da letra D só pode ser Alagoas. Então a letra da resposta final está entre B e D.

Resta saber então, se o estado da letra A é Minas ou Paraná. Pelo tamanho da população só pode ser um estado da região sudeste. O Paraná, assim como o Rio Grande do Sul, possui uma população ao redor de 10 milhões de habitantes. Então é Minas, o segundo maior estado em contingente populacional. É uma situação que se arrasta deste os tempos coloniais. É bom lembrar que na época da República do café-com-leite, a dobradinha política com São Paulo era feita com Minas Gerais, o estado mais populoso de então, o que, evidenciava o poderio do seu colégio eleitoral.


Dúvidas? Críticas? Sugestões? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário