sábado, 28 de janeiro de 2012

Questão 67 (UFRGS/2012)



Resposta: E

Esta questão pode ser realizada utilizando a lógica aliada a alguns conhecimentos básicos da geografia econômica brasileira.

Sabemos que o processo de modernização econômica do capitalismo brasileiro iniciado no século XIX e sustentado de forma robusta pela intervenção estatal na segunda metade do século XX foi excludente e concentrador. O capitalismo por si só é assim, mas o caso brasileiro acentuou demasiadamente estas características apesar de ter tornado o país um dos mais ricos do mundo.

A exclusão social é um fato tanto no campo como na cidade. Ela deriva do processo histórico brasileiro onde as elites mantiveram firmes os seus instrumentos de poder e dominação e optaram por concentrar a renda ao invés de distribuí-la. Sendo assim, a cidades se modernizaram com as indústrias pagando salários baixos; o campo de modernizou sem tornar o acesso à terra um direito efetivo ao não realizar a reforma agrária; a questão tributária também tem sido perversa na medida em que a maior parcela de impostos incide proporcionalmente sobre as pessoas mais pobres.

Mas nesta questão devemos nos ater mais àquelas características concentradoras do capitalismo brasileiro. Sabemos que a maior parte dos estabelecimentos industriais e agroindustriais estão concentrados nas regiões Sudeste em primeiro lugar, Sul e sul do Centro-Oeste configurando o que Milton Santos denomina de Região Concentrada.



Quanto aos assentamentos rurais podemos colocar que o mapa mostra o estado do Amazonas aquele onde é mais elevado o valor. Lá existe a predominância de uma floresta pluvial. Seria um tanto quanto inviável um número tão grande de assentamento lá, embora a maior parte dos assentamentos rurais no Brasil nos últimos 15 anos tenha se dado na região norte do Brasil.

O transporte área de carga não pode ser. Teria que se um mapa que representasse o fluxo (através de setas) de um estado ou região para outro estado ou região. Mesmo assim, o maior valor estaria dento da Região Concentrada.

Por exclusão, sobrou a letra E.

Críticas? dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário