domingo, 22 de janeiro de 2012

Questão 58 (UFRGS/2012)


Resposta: D

Esta questão trata do maior país do continente da Oceania: a Austrália que  possui  7,69 milhões de km², a sexta maior área territorial. O Brasil, para efeitos comparativos, possui 8,5 milhões de km². 
Austrália é uma palavra derivada do latim australis, isto é, austral que significa ao sul!
Trata-se de um país que está entre as 15 maiores economias do mundo em termos de PIB (produto interno bruto) e com um PIB por habitante maior que as maiores economia europeias. Seu IDH (índice de desenvolvimento humano) está entre os maiores do mundo (2° lugar em 2010).

A primeira afirmação é falsa. A Austrália está entre os países que nas últimas décadas mais receberam imigrantes por conta de tratar-se um país com considerável nível de desenvolvimento, o que, sem dúvida, no mundo globalizado, exerce poder de atração de imigrantes.



A segunda afirmação é verdadeira. A Austrália, em se tratando de um país de extensão continental, tem mais chances de possuir riquezas minerais em diversidade e abundância. Assim como é o caso do Brasil, da Rússia, da China, etc. Este país está em 1° lugar na produção de bauxita (minério de onde se extrai o alumínio), em 3° na produção de ouro e em 4° na de carvão mineral. A empresa mista de origem brasileira, privatizada em 1997, a Vale, também atua neste país. 




OBS: VALE recebeu este ano (2012) o "Oscar da Vergonha": o prêmio de PIOR EMPRESA DO MUNDO. O prêmio leva em conta, desde 2000, a atuação ambiental, social e trabalhista.
Veja no programa faixa livre do dia 31 de janeiro (a partir do minuto 69):

A terceira afirmação é verdadeira. Praticamente 70% do PIB australiano é gerado pelo setor terciário: comércio e serviços, assim como na maior parte dos países capitalistas avançados. A Austrália também tem mostrado destaque cada vez maior na produção (e exportação) de tecnologia de ponta. http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/equip_australia.htm

Dúvidas? Críticas? Sugestões? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário