sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Questão 65 (Ufrgs/2012)



Resposta: D


Esta questão trata da identificação de um perfil de relevo, de acordo com a classificação de Jurandyr Ross, partindo de um corte no território brasileiro na região nordeste.

A classificação de Ross possui 3 grandes divisões: duas delas, planaltos e depressões, são áreas de predominância de agentes erosivos; já as planícies são áreas onde predomina a acumulação (também chamada de deposição ou sedimentação).

Cada grande divisão está especificada por números conforme mostra o mapa. E a denominação destas unidades guarda íntima relação com nomes locais (rios, oceanos, regiões, etc).





Como o corte se dá na região nordeste, temos:


  • Em A, um terreno sedimentar entre duas áreas mais elevas que são dois planaltos. Sabemos que uma das características mais marcantes do relevo brasileiro é a existência de depressões entre dois planaltos. São depressões relativas, pois estão acima do nível dos mares. Como esta depressão está no interior do nordeste, onde está o sertão, só pode ser a depressão sertaneja (e do São Francisco);
  • Em B, um terreno cristalino, isto é, de rochas pré-cambrianas de composição granítica que configuram o planalto da Borborema que separa o sertão (de clima mais árido) e a zona da mata no litoral (clima úmido).
  • Em C, temos uma planície. As planícies brasileiras ocorrem ou no litoral ou ao longo dos rios. Nesta caso, trata-se das planícies e tabuleiros costeiros.



Dúvidas? Críticas? Sugestões? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário