sábado, 28 de janeiro de 2012

Questão 66 (UFRGS/2012)


Resposta: A

Geada: a primeira lacuna.

1°) Geada, o que é? É um fenômeno da atmosfera que faz com que o vapor d’água, em condições térmicas abaixo de 0°C, solidifique em contato com alguma superfície (seja a folhagem de uma planta, a lataria ou os vidros de algum veículo, etc). A geada, assim como o orvalho, não é uma precipitação! Para que a temperatura chegue a um estágio negativo (abaixo de 0°C) é necessário que seja inverno e existam condições de céu limpo. Lembre-se que o céu nublado aumenta o poder do efeito estufa local. Essa condição pode ser satisfeita logo após a passagem de uma frente fria quando a massa de ar polar (mPa) empurrou a massa de ar tropical atlântica (mTa) para o norte.



2°) Aonde pode ocorrer geada no Brasil? Dadas as condições já colocadas, as regiões que podem ser afetadas pela geada são aqueles sob influência da mPa: a Região Sul principalmente e também o sul da Região Centro-oeste e a Região Sudeste. É ainda maior a chance de ocorrência de geadas nas áreas de maior altitude destas regiões.

3°) A geada e a agricultura. A geada afeta a produção agrícola gerando quebras de safra que, além de poder arruinar os agricultores, fazem o preço de determinado produto ter o seu preço inflacionado no mercado, justamente pela sua escassez. Um grande exemplo catastrófico foi a geada que atingiu o norte paranaense arruinando cafezais da região de Londrina e Maringá em 1975.

Seca: a segunda lacuna.

Na Região centro-oeste existe a predominância do clima tropical alternadamente seco (inverno) e úmido (verão) também chamado algumas vezes de clima tropical continental. Acompanhe na figura que segue com, no inverno, este clima pode apresentar um período seco. Isso está diretamente relacionado com a migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que acompanha a "migração" do sol que no inverno está mais no hemisfério norte e no verão mais no hemisfério sul.





Inversão térmica: terceira lacuna.

4°) Inversão térmica, o que é? Trata-se de um fenômeno natural fruto de uma longa noite fria, condição satisfeita no inverno, principalmente após a passagem de uma frente fria. Como, durante a noite, a Terra somente perde radiação, ela irá esfriar e o ar frio, mais pesado, tenderá a se depositar próximo a superfície impedindo a circulação convectiva normal onde o ar aquecido (mais leve) sobe e ar resfriado (mais pesado) desce. Mas no caso da inversão térmica o ar resfriado já está por baixo e não há calor que possa lhe aquecer. Se não existir vento para misturar o ar, o que pode quebrar a camada de inversão térmica, esta irá se instalar.



5°) Aonde pode ocorrer a inversão térmica? Ocorre principalmente nos locais sob influência da massas de ar firas. Ao longo da manhã, com a incidência direta de insolação, a camada de inversão irá se dissipar e a circulação atmosférica normal tenderá a se estabelecer novamente. Porto Alegre já apresentou nevoeiro em alguns de seus bairros até um horário próximo ao meio-dia, fruto de uma inversão térmica prolongada no inverno. Até mesmo a cidade de Rondônia, na região Norte, apresentou a ocorrência de inversão térmica.

6°) A inversão térmica é poluente? Em regiões industrializadas e com elevado número de automóveis circulando pela manhã, onde o índice de poluição atmosférica é elevado, este efeito acaba por aprisionar a poluição junto às camadas mais inferior da troposfera. Um risco à saúde. Se a cidade for margeada por relevos montanhosos é pior: o ar poluído, além de aprisionado por cima também o fica pelas suas laterais. É o efeito tampão, comum na cidade de São Paulo. A inversão térmica em si é natural, ela apenas aprisiona os poluentes gerados pela sociedade.


Dúvidas, Sugestões? Críticas? Deixe um comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário