terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Questão 60 (UFRGS/2012)


Resposta: D

O vulcão Puyehue (fotos que seguem), parte de um complexo vulcânico, está situado na porção sul cordilheira dos andes (latitude próxima aos 40°S) que é um estrutura geológica conhecida como orogênese (oros = montanha; gênese = origem) do tipo dobramento moderno (moderno por ter surgido na era geológica mais recente, o Cenozóico, onde ceno significa recente). Os vulcões chilenos são parte constituinte do chamado Círculo do Fogo do Pacífico.





A cordilheira dos Andes é formada pelo choque de duas placas tectônicas: a placa oceânica de Nazca e a porção continental da placa sul-americana. Neste choque, a placa de Nazca, mais densa, sofrerá subducção, isto é, irá submergir em direção ao manto até profundidades superiores a 500 km. Sendo assim a rocha da placa irá sofrer fusão devido o aumento de temperatura, o que lhe transformará em um magma que irá buscar chegar à superfície terrestre como vulcão.



A erupção gerou milhares de tremores de pequena intensidade, isto é, pequeno terremotos.

A região do vulcão é importante por ser um bom foco de geração de energia geotérmica, isto é, a energia gerada a partir do calor da Terra. Importantes áreas de intenso calor próximo a superfície podem ser encontrados próximos a zonas de atividade vulcânica. Estima-se que o potencial geotérmico chileno, em estudos preliminares, é de 16 mil megawatts (a hidrelétrica binacional de Itaipu produz 14 mil MW).



A primeira afirmação é verdadeira. As cinzas vulcânicas geradas pelo vulcão chileno, à 600 km ao sul da capital Santiago, ao atingirem a atmosfera irão ter a sua trajetória regulada pelo regime de ventos. Na região onde o vulcão está situado irão atuar os ventos relacionados ao choque de massas de ar tropicais e polares, as chamadas frentes frias que, movendo-se no sentido sul-norte irão atingir o norte da Argentina, o Uruguai e as porções meridionais brasileiras.
Os sistemas de ventos também fizeram com que as cinzas vulcânicas atingissem a Nova Zelândia e a Austrália.



A segunda afirmação é falsa. A cordilheira andina, onde se situa o vulcão em questão, é recente, por isso considerada um dobramento moderno, que continua em formação, originária na Era geológica Cenozóica (até 65 milhões de ano atrás). O segmento de tempo mais antigo é são as Eras dos Éons (maior divisão temporal geológica) do Pré-cambriano, situado entre o início da formação da Terra (4,5 bilhões de anos) até 0,54 bilhões de anos atrás (ou 540 milhões de ano atrás). As rochas mais características desta idade são as rochas cristalinas (granito e gnaisse) e não as vulcânicas.



A terceira afirmação foi considerada verdadeira, mas apresenta erros. O dito vulcão, por estar em uma cadeia de montanhas recente, sofre sim atividade sísmica. A Terra do Fogo, uma região insular (ilhas) situada na extremidade sul do continente que está na cordilheira andina, também conta com a possibilidade de atividades sísmicas intensas. Mas, o vulcão Puyehue não está na Terra do Fogo.



Observação: atividades sísmicas não ocorrem somente onde existe contato entre placas tectônicas. Elas também acontecem em regiões no interior de placas. Todas as placas tectônicas apresenta falhas geológicas originárias da sua etapa de formação (choques de placas menores que deixaram as suas cicatrizes, as falhas). Entre estas falhas também existe atrito. Na zona de atrito existe um acúmulo de energia que algum dia poderá ser liberada através de ondas sísmicas que irão propagarem-se em todas as direções.


Dúvidas? Críticas? Sugestões? Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário