terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Questão 61 (UFRGS/2012)



Resposta: A


Esta questão trata da identificação da bacia hidrog ao seu entorno que será continuamente preenchida por sedimentos oriundos da erosão das rochas situadas nas partes mais elevadas do entorno.



A bacia hidrográfica do Prata, tem esse nome devido ao processo histórico de ocupação territorial exercidos pelos colonizadores. Pelos rios Paraguai e Paraná principalmente escoavam importantes levas de metais-preciosos, sobretudo prata das minas andinas de Potosí (atual Bolívia). Dai o nome desta bacia e também dai o nome do país Argentina já que argentum em latim é prata.



Trata-se da a segunda maior da América do Sul (atrás somente da Bacia Amazônica, a maior do mundo). É nela que está situada o coração econômico do MERCOSUL: a economia do centro-sul do Brasil, onde está a maior parte dos PIB's industrial, agropecuário e de serviços (o que Milton Santos denomina de região concentrada), o norte da Argentina incluindo a capital Buenos Aires e Córdoba, além da maior parte do Uruguai (inclusive a capital Montevidéu), a parte sul da Bolívia e de todo o Paraguai.

A sub-bacia mais importante da Bacia do Prata é a do rio Paraná (B). Mas atenção: o Brasil também possui a bacia sedimentar do Paraná! Não confunda! Na Bacia hidrográfica do Paraná é que está instalado o maior potencial de geração de energia hidrelétrico do Brasil, justamento por estar mais próximo aos grandes centros urbano-industriais do Brasil. É ali que está situada, no limite do estado do Paraná com o Paraguai, a hidrelétrica binacional de Itaipu que, principalmente após a eleição do esquerdista de Fernando Lugo para o cargo de presidente, tem sido foco de discussões importantes. O Brasil, pelo tratado de Itaipu, compra grande parte da metade paraguaia da energia gerada (a economia paraguaia não tem capacidade de uso de tanta energia) a baixo do preço de mercado. O Paraguai quer rever este acordo.

A questão de Itaipu tem raízes históricas que remontam as disputas geopolíticas entre Brasil e Argentina por zonas de influência na região. O Brasil, para se sobrepor à facilidade de integração entre Argentina e Paraguai gerada pelo rio Paraguai que fui para a foz do rio da Prata onde se situa Buenos Aires, implantou a rodovia transversal (sentido leste-oeste) BR-277 e a Ponte da Amizade (segunda foto) para ligar Assunção (capital do Paraguai) ao porto de Paranaguá (litoral do Paraná).







As outras duas sub-bacias são as do rio Uruguai (C) que delimita o Rio Grande do Sul ao norte e a oeste e o rio Paraguai (A).

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário