domingo, 15 de janeiro de 2012

Questão 56 (UFRGS/2012)


Resposta: E


Tóquio, capital do Japão (a terra do sol nascente), situada a aproximadamente 139° leste, está adiantada em relação ao fuso horário de referência (Greenwich) 9 horas enquanto que Nova Iorque, a 74° oeste, está 5 horas atrasada em relação ao fuso de Greenwich.

Logo, com uma simples operação utilizando uma lógica matemática implícita na famosa reta numérica que aprendemos no ensino fundamental, temos, entre Tóquio e Nova Iorque um distância horária de 9 + 5 horas, isto é, 14 horas.

Crítica à questão: devemos saber, primeiramente, que nem todas as bolsas de valores possuem seus horários de funcionamento entre 09:00 horas e 18:00 horas. Veja com maiores detalhes em: http://wiki.advfn.com/pt/Hor%C3%A1rio_das_Bolsas_de_Valores.

Alternativa I: falsa. Quando forem 10 horas da manhã do dia 1° em Tóquio, em Nova Iorque serão 10 horas menos 14 horas (diferença entre ambas). Se voltarmos 10 horas, será meia-noite do dia 1°, mas falta ainda voltar mais 4 horas: 00 hora menos 4 horas igual a 20 horas da noite do dia anterior. Se a bolsa de N.I fecha 18 horas, não há como esta ter sido influenciada pela bolsa de Tóquio quando esta marcava 10 horas.

Alternativa II: verdadeira. São Paulo, está dentro do horário oficial do Brasil, o horário de Brasília, 3 horas atrasado em relação à Greenwich e, portanto, 12 horas distante de Tóquio. Sendo o encerramento da bolsa em Tóquio (18 horas), em São Paulo será 18 horas menos 13 horas, isto é, 5 horas da manhã do mesmo dia aonde, quando chegar às 9 horas da manhã, a bolsa paulistana irá iniciar suas atividades.

Alternativa III: considerada verdadeira, mas deve ter algum apontamento. Quando, no dia 1°, são 18 horas em N.I, será, em Tóquio 18 + 14 horas (diferença horária entre as duas cidades), ou seja, 8 horas da manhã do dia seguinte (dia 2). Falta, na verdade, uma hora para a bolsa de Tóquio abrir, mas a prova afirma que ao mesmo tempo em que fecha a bolsa de N.I está abrindo a de Tóquio.


Dúvidas? Críticas? Sugestões? Deixe um comentário.

2 comentários:

  1. Boa pergunta! Heheheh!
    E tem coisas ainda piores gurias, para não dizer absurdas!
    Na verdade a imensa maioria dos professores as vezes tenta anular, mas não sei por qual motivo o recurso não é aceito! Ano passado isso ainda havia acontecido!
    Um abraço!

    ResponderExcluir